Wikipedia

Resultados da pesquisa

domingo, 31 de março de 2019

POETISA CAROLINA MARIA DE JESUS

                                          A visão de Brasil na poesia de Carolina de Jesus

A Rosa
Eu sou a flor mais formosa
Disse a rosa
Vaidosa!
Sou a musa do poeta.
Por todos su contemplada
E adorada.
A rainha predileta.
Minhas pétalas aveludadas
São perfumadas
E acariciadas.
Que aroma rescendente:
Para que me serve esta essência,
Se a existência
Não me é concernente…
Quando surgem as rajadas
Sou desfolhada
Espalhada
Minha vida é um segundo.
Transitivo é meu viver
De ser…
A flor rainha do mundo.

(...)– Poetisa Carolina Maria de Jesus, em “Antologia pessoal”. (Organização José Carlos Sebe Bom Meihy). Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1996.
.Em 1960, Carolina Maria de Jesus foi a grande revelação da literatura brasileira. Nascida em Minas Gerais, ela morava na favela do Canindé (em São Paulo), quando foi descoberta pelo jornalista Audálio Dantas; e publicou seu primeiro livro: “Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada”. A poetisa era catadora de papel na época, mas mantinha um diário e foi ele que deu origem ao livro que faria história.

3 comentários:

  1. Grata pela sua visita e comentário.
    Não conhecia a poesia de Carolina de Jesus, mas a acho muito bela. Que boa autoestima, a poetisa tem!

    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Obrigada pela visita lá no blog!
    Conheci a pouco tempo esta escritora. Exemplo de pessoa, ela traz luz para nossa alma.
    Paz e Bem!
    Nice

    ResponderExcluir