Programa Educativo: quarto dia -
A Central Flipinha iniciou o quarto dia do Programa Educativo da Flip com a recepção da apresentação artística “Cantos de Euclides”, projeto musical que reuniu as crianças de Paraty com os artistas Débora Saraiva e Thiago Cascabulho e o grupo Maracatu Palmeira Imperial. Juntos, eles declamaram poesias ao som dos tambores do maracatu e fizeram belo espetáculo inspirado na obra Quatro cantos de Euclides, de Thiago Cascabulho e Miguel Carvalho, escrita em função dos 100 anos de morte do autor, em 2009.
A Biblioteca Comunitária Casa Azul recebeu a roda de conversa “O não lugar da literatura infantil nas feiras e eventos literários”, que teve a participação de Daisy Carias, Denise Guilherme e Maria Amélia Janarelli. A proposta do encontro foi debater a participação da literatura feita para a infância nos grandes eventos literários do país.
Na sequência, o público lotou o espaço no debate “A história que vale: a experiência de Brumadinho” para assistir o registro audiovisual do coletivo Observatório Popular dos Atingidos — OPA, e conversar com Frederic Breyton, Guilherme Almeida e Pedro Junqueira sobre o trabalho de documentação da realidade realizado na cidade mineira após o rompimento da barragem no Córrego do Feijão. O público se sensibilizou com os depoimentos compartilhados no encontro.
Em uma das últimas atividades do sábado, o emocionante “Sarau do Binho em homenagem à Tula Pilar”, os convidados Binho, Dandara Pilar, Pedro Lucas e Jonas Samaúma declamaram as poesias de autoria das crianças que habitam a Ilha das Cobras e de outras pessoas que aproveitaram a ocasião do microfone aberto para compartilhar suas composições com o público presente.
Esse evento deve ser muito legal! A cada ano me parece,pelo que vejo, mais e mais público.Que bom! abraços, chica
ResponderExcluir